sábado, 26 de junho de 2010

Arroz de forno ou o que fazer com as sobras de arroz.

Arroz de forno é uma técnica milenar para aproveitar o que sobra desse fantástico grão que faz parte de quase toda refeição brasileira. Mas o grande motivo de existir o arroz de forno é, na verdade, o estrogonofe. Isso mesmo, duvida?
Chame uma meia dúzia de pessoas para almoçar estrogonofe na sua casa, calcule uma porção de arroz para cada uma de estrogonofe por pessoa e deixe seus convidados fazerem seus respectivos pratos. A sua grande surpresa vai ser ver o estrogonofe acabado e mais da metade do arroz na panela. Garanto que no mínimo uma pessoa só vai pegar estrogonofe e batata palha, deixando o pobre arroz abandonado.
Isso poderia causar um colapso nervoso em uma pessoa despreparada, mas quem conhece a receita do arroz de forno fica muito feliz quando algo desse tipo acontece.

Ingredientes:
Resto de arroz ou arroz pronto.
1 peito de frango limpo e picado em cubinhos
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
1 tomate
½ copo de vinho
1 garrafa de creme de leite fresco
200 gramas de queijo fatiado
1 colher de óleo vegetal
sal, pimenta e noz moscada à vontade.


Preparo:
Deixe o arroz pronto guardado e faça um molho com o frango. Esse molho é assim ô: Refogue o frango picado em óleo à fogo alto, quando ele estiver quase seco abaixe o fogo, coloque a cebola bem picada, o alho e a cenoura picada em fatias, também adicione o vinho e deixe tudo cozinhando em fogo baixo. Novamente quando tudo estiver quase seco coloque o creme de leite e mexendo deixe ele engrossar por uns dez minutos em fogo baixo, tempero com o sal, pimenta e noz moscada.

Montagem:
Com o molho pronto, coloque um pouquinho no fundo de uma assadeira, cubra com uma camada de arroz, coloque mais molho em cima e fatias queijo. Novamente coloque o arroz, molho e queijo, cubra com fatias de tomate e leve ao forno pré aquecido, quando as fatias de tomate secarem é só tirar do forno e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário