terça-feira, 8 de junho de 2010

É batata! Ou: ao vencedor... as batatas.

Para quem acompanha (ou acompanhava) o cozimântica, percebeu que já faz um tempo que nada de novo aparece por aqui. Muito deve ter se especulado sobre esse fato, alguns devem ter imaginado que eu andava ocupado com o final de semestre, ou que simplesmente passei todo o tempo tomando vinho sem parar.
Mas a verdade é uma só: batata!
Há um tempo decidi que a próxima receita seria purê de batata, a primeira coisa que fiz foi ligar para minha mãe e pedir a receita. Algumas horas depois de ter feito esse telefonema meu celular toca, era minha avó que ficou sabendo que eu estava atrás de uma receita de purê e passou a receita dela.
Fui para o supermercado comprar os ingredientes e quando voltei para casa meu telefone tocou outra vez, era minha outra avó passando uma outra receita de purê. E a coisa ainda não parou por aqui, recebi um e-mail de uma tia avó e um fax de uma outra tia avó com receitas de purê. Nesta altura minha namorada me ligou para passar a receita de purê da sua bisavó.
Bem, passei todo esse tempo sem escrever testando todas as receitas de purê de batata que recebi como uma amostra de sabedoria dos mais velhos. E a conclusão é que todos são especialmente bons, então meu conselho é: ligue para seu parente vivo mais velho e peça a receita. Mas caso você não possa entrar em contado com seu parente mais velho vivo eu vou tentar passar uma receita neutra, que tenha os principais elementos de cada receita, a base do purê de batata.

Ingredientes:
1 kg de batata
1 colher de sopa de margarina
1 pouco de leite quente
sal e temperos.


Preparo:
Cozinhe a batata em pouca água: para fazer isso corte a batata em cubinhos cortando as batatas pela metade até atingir cubos do tamanho de um dado, coloque na panela e coloque água para cozinhar, como se fosse um miojo cremoso. (coloque 2/3 de água).
Escorra bem a água da batata e esprema as batatas, pode usar um processador manual ou um garfo, só cuidado para não se queimar, porque batata quente, quente, quente, queimou.
Quando a batata estiver bem homogênea coloque a margarina e misture bem, esquente a batata numa panela e vá adicionando o leite quente até atingir a consistência desejada.
Tempere com o sal e com o que quiser, eu pessoalmente gosto de colocar um cheiro verde picado.




Aproveite esse prato barato e gostoso, mas se eu fosse você eu ligava para a avó para pedir a receita de purê e aproveitava para trocar uma ideia com a velha!

Um comentário:

  1. Então vai uma da sua avó, muito usada e recomendada pela sua tia: cozinhe as batatas em não muita água, de forma que fique só um pouco quando estiverem cozidas. Eu gosto de colocar junto 1 dente de alho só machucado. Amasse grosseiramente as batatas, adicione sal, noz moscada, manteiga e leite em pó até ter o purê na cremosidade que gostar. Dessa forma aproveita o caldo da batata, que embora pareça que não tem nada que preste, é bem rico em potássio. Um beijão prá vc. Adoro o seu prato que combina com um tênis que vc tinha..

    ResponderExcluir