quarta-feira, 23 de junho de 2010

Molho Bechamel, aí que chique! Mas para que serve?

Há algum tempo eu passei uma receita de lasanha, junto com essa receita também ensinei o fantástico molho branco preguiçoso, cheio de maisena e alegria, até então eu ignorava a felicidade e requinte do BEHCAMEL.
Mas como fui evoluindo junto com o blog, achei que estava na hora de tentar fazer este molho refinado, o original molho da lasanha e composto essencial para o molho rosé.
E qual foi minha surpresa ao fazer o Bechamel? Ele é mais preguiçoso que o molho preguiçoso e talvez até mais divertido, a única que coisa continua meio obscura é onde eu posso usar esse molho, só sei que ele serve para lasanha e molho rosé!

Ingredientes:
2 xícaras de leite
4 colheres de sopa de manteiga (sim, muuuita manteiga)
3 colheres de sopa de farinha
sal e temperos como a gente gosta (eu gosto de noz moscada e de pimenta)

      Imagem meramente ilustrativa, macarrão não incluído no kit molho Bechamel.


Modo de preparo:
Esquente o leite até ele chegar perto de ferver, daí desligue o fogo e deixe o leite quente numa boa. Numa panela derreta a manteiga e adicione toda a farinha, aí é quando você começa a mexer e não vai parar nunca mais. Vá mexendo a mistura amarela de farinha e manteiga e tire do fogo antes que essa mistura fique marrom, então é só ir adicionando o leite bem os poucos nessa meleca e ir mexendo para formar uma mistura homogênea e com cara de gostoso. Quando misturar todo o leite volte a panela ao fogo, NÃO PARE DE MEXER, daí é só esperar o molho ficar com a consistência que você quiser!
Se a farinha empapar pode bater para misturar tudo!

2 comentários:

  1. no caso de usar como molho de macarrão pode ser interessante acrescentar um tempero, eu normalmente coloco um pouco de cheiro verde, cortado bem pequenininho

    ResponderExcluir
  2. Queridíssimo Vitor: arrume num refratário untado florzinhas de couve flor crua, apenas salpicadas com sal (ha!! salpicar sal!!)cubra com esse molho aveludado que acabou de fazer e polvilhe generosamente uma mistura de queijo ralado com farinha de rosca (ou aquele pão velho ralado grosso). Leve ao forno até ficar com uma crosta por cima...vc vai pensar até em se tornar vegetariano.

    ResponderExcluir