segunda-feira, 26 de abril de 2010

Arroz e o cozimento: o princípio.

Aprender a fazer arroz é o princípio para aprender a cozinhar. O que acontece basicamente em qualquer ato de cozinhar é a troca de calor e osmose, e saber cozinhar é saber prever o que acontece com cada elemento nessa interação entre água e fogo.

A receita:
1 xícara de arroz.
1 dente de alho picado.
1 colher se sopa de azeite extra virgem ou óleo de cozinha
1 colher de chá de alecrim.
2 xícaras de água.
1 copo com água.
Sal a gosto.

O preparo e os poréns:
Coloque o alho picado, o azeite e o alecrim na panela e ligue o fogo, deixe do lado do fogão o copo de água e a xícara com o arroz e vá mexendo as coisas na panela. Quando o alho começar a fazer barulho e você ficar assustado coloque o arroz e dê mais uma mexida, antes de ele queimar e manchar a panela, adicione as duas xícaras de água, o sal e tampe a panela. Depois é só dar uma olhada de vez em quando, se não tiver mais água, desligue e sirva.
Os poréns:
Nem sempre se tem o tempo certo das coisas, use o copo de água para ganhar tempo, sempre que você acha que vai queimar ou algo assim, coloque um pouco, só um pouco de água para baixar a temperatura da panela.
1 - o arroz seco; 2- o arroz pronto; 3- refogando o alho e o alecrim; 4- o arroz coberto de água; 5- refogando o arroz
Seu arroz vai sair grudento ou queimado, é normal! Só com o tempo a gente consegue acertar, existe a possibilidade de colocar água aos poucos e ficar de olho no arroz até ele atingir o ponto que se deseja, mas assim você nunca vai poder assistir tv enquanto faz o arroz. A minha dica é fazer mais arroz do que se precisa, assim, mesmo queimando o arroz do fundo da panela, sobra arroz sem estar queimado para se comer.
Este receita deve servir para duas porções, mas já que todos somos esfomeados acho que só serve para uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário