quarta-feira, 28 de abril de 2010

Carne moída e o coringa das proteínas.

Como todos sabem carne é uma grande fonte de proteínas, sabemos também que existem outras fontes de proteína mais saudáveis e politicamente corretas, mas quem se importa?
Agora, o que poucos sabem é que a carne moída é uma grande coringa na cozinha, é o tipo de carne mais fácil de se usar e pode gerar milhões de receitas e comidas diferentes.

Como preparar uma carne moída:
Primeiro você precisa comprar uma carne moída. As duas mais fáceis de se lidar e as mais gostosas são as carnes moídas de patinho (patinho é uma parte do boi) e de coxão duro (outra parte do boi). Eu pessoalmente prefiro a de patinho, nunca consegui estragar nada feito com carne moída de patinho.

A base:
Para fazer um molho ou simplesmente a famosa carne fantasia (encontrada nos restaurantes universitários de todo pais) é preciso primeiro fazer a base, para isso vamos precisar:

250g de carne moída.
2 colheres de sopa de óleo..
1 cebola picada ou ralada.
1 panela a maior e mais pesada possível.
Sal e pimenta do reino a gosto.

Coloque a cebola e o óleo e ligue o fogo médio, vá mexendo aos poucos esperando a cebola ficar transparente ou algo perto disso (eu pessoalmente nunca vi a cebola ficar transparente) depois coloque a carne moída, espalhe ela pela panela e ligue o fogo alto. Não é preciso mexer nem nada, quando a água secar a carne esta pronta. Daí é só abaixar o fogo e escolher o que fazer com ela, mas se você não colocar nada que tenha água se lembre de colocar um pouco de água para não queimar tudo e tempere com sal e pimenta a gosto.

O molho:
Para fazer o molho é só pegar essa base de carne moída e colocar um tomate picado ou uma lata de tomate pelato, deixar um pouco no fogo só para fazer um charme e depois colocar a lata de molho de tomate. Para tirar a acidez do molho você tem três opções: a mais simples é colocar açúcar a outra mais simples é colocar um pouco (bem pouco) de leite e a mais chique é colocar uma cenoura. Deixe cozinhar em fogo baixo por uns cinco minutos mexendo de vez em quando. Não tenha medo de enfiar a colher na boca e experimentar o molho, vá experimentando e corrigindo até ter o molho adequado. Por último você pode colocar um manjericão fresco ou até um orégano e você pode usar esse molho para macarrão, panquecas ou simplesmente para comer com pão francês.

Resumão:
Já que essa é a primeira vez que lidamos com carne vamos a alguns princípios da carne.
1 – quanto menos mexer uma carne que está fritando ou grelhando, mais macia ela fica.
2 – quanto menos tempo a carne ficar fritando ou grelhando, mais macia ela fica (use fogo alto e óleo para ter uma temperatura alta).
3 – a carne está pronta quando ela para de soltar água.
4 – você só tempera a carne depois de ter selado (fritado ou grelhado dos dois lados)
5 – dica de um amigo, use o fogo só para selar a carne, deixando uns dois minutos de cada lado, depois coloque ela no forno para cozinhar por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário