segunda-feira, 26 de abril de 2010

O que é mesmo culinária?

Muitas vezes eu me pergunto o que é cozinhar, o que é culinária e o que é gastronomia. Já cheguei a muitas conclusões e a mais recente foi que cozinhar é o que se faz quando juntamos alimentos e uma fonte qualquer de calor, culinária é a coisa que abrange as técnicas e saberes do ato de cozinhar (por exemplo: toda criança sabe que para se fazer uma batata na fogueira é preciso revesti-la de papel alumínio) e gastronomia é a parte chata e pedante que envolver a culinária e cozinhar.
Por isso fiz questão que meu primeiro livro sobre cozinhar não tivesse no título as palavras ligadas ao campo semântico da gastronomia como gastronomia, chef e Jamie Oliver. E acho que fiz uma boa escolha, as receitas são boas e o livro melhor ainda, mas algo falta.
Todos esses livros, sites, programas de TV e coisas do tipo fazem a gente se sentir imbecis, pois ou nos tratam como alguma especie de culinariamente-debilitados ou porque nos mandam fazer coisas impossíveis de serem feitas numa cozinha normal.
E este blog não pretende resolver esses problemas e nem ser o fantástico meio termo esperado, mas para todos se sentirem melhor, vamos esclarecer logo de início que vamos ser tratados como gastronomicamente-debilitados. Pois de fato somos e é até bom ser algo desse tipo.
Agora vale a pena esclarecer que este blog é voltado para a cozinha de estudantes, porque uma hora enche o saco de almoçar no restaurante universitário, o miojo começa a enjoar e acredite porque aconteceu comigo: a lasanha congelada começa a fazer você vomitar.
Meu desafio é selecionar e criar receitas baratas, simples de ser preparadas, que não exigem mais que uma panela e uma frigideira e que não tomem a eternidade. Mas eu só vou conseguir fazer isso se vocês me ajudarem e se empenharem um pouco em arregaçar as mangas, lavar a pilha de louças sujas e irem ao supermercado comprar algumas coisas. E é pelo supermercado que vamos começar.

Coisas básicas, baratas e que não estragam que precisamos ter na cozinha para quando der vontade de cozinhar não termos preguiça de ir até o supermercado:
Primeiramente, os temperos. Tempero é o que vai dar gosto para nossas coisas e sempre precisamos ter na cozinha, a dupla básica é cebola e alho: Esses dois demoram muito a estragar e podemos deixar na geladeira por um bom tempo, para escolher no supermercado é fácil, quase instintivo, a cebola tem que ser bonita, não pode estar brotando e tem que estar durinha, então dê uma apertadinha na cebola para ver qualé que é. Para o alho o mais pesadinho e branquinho é o que dura mais, se a preguiça de picar alho é muito grande compre o picado, mas evite o seco, além de ser nojento é nojento.
Aqui vai uma lista de temperos de saquinhos que você precisa ter: Orégano, alecrim, noz moscada, curry, pimenta do reino, sal, açúcar, canela, caldo de carne e legumes e o que mais você achar bonitinho.
Algo que melhora muito a vida na cozinha é ter cebolinha e salsinha picados e congelados no freezer. Então compre um maço de cada, pique e guarde separados no congelador, que a qualquer momento eles podem ser muito uteis.
Com o que cozinhar? Basicamente se usa água ou algum tipo de gordura para se cozinhar, então é importante ter um óleo de canola, um azeite extra virgem e uma manteiga. O azeite pode parecer frescura, mas para cozinhar só o extra virgem mesmo, qualquer outro vai piorar o gosto da sua comida, então ou use ele ou o óleo de canola.
Também é sempre bom ter coisas que salvam uma refeição como macarrão, molho de tomate, tomate pelato em lata, ovos, farinha, amido de milho (maisena), creme de leite, leite, arroz, feijão, lentilha e atum em lata. Com o tempo vamos nos dedicar a cada um desses elementos melhor e explicar a função deles.

2 comentários:

  1. Você deveria colocar fotos de uma "cebola bonita" , de um "alho pesadinho e branquinho", bem como da salsinha,da cebolinha, entre outros citados no post acima pra ficar mais didático.
    Tá, confesso que não sei diferenciar nada que seja verde e tenha folhas...
    Adorei o blog.
    beijos

    ps:comentário da namorada não conta.

    ResponderExcluir
  2. Acabo, quase no fim de 2010, de conhecer o seu blog! Também quero (e preciso!!) aprender a cozinhar, mas sem aquele blá blá blá da televisão e dos livros de receita da minha avó.

    Acho que estou começando bem: tenho em casa quase todos os codimentos e temperos (usei a palavra codimentos sem saber extmnte o que é, mas sei que é do campo semantico de tempero -?!?)q vc sugeriu.

    Nao sabia que podia congelar cheiro verde...

    Ah!, e gosto de ficar na prateleira do supermecado vendo aquele tanto de tempreros em tabletes e saquinhos :-)(tá bom, pra começar, né?)

    Eric

    ResponderExcluir