sexta-feira, 30 de abril de 2010

Estrogonofe (ou strogonoff) e a alta culinária estudantil.

Um pouco da historia pela qual se fez esse blog:
Eu morava em Jundiaí, com meus pais, estudava a noite e não fazia nada o dia inteiro. Foi aí que minha mãe resolveu me dar um curso de como cuidar da casa e da vida, aprendi a limpar banheiro, cozinha e quarto, aprendi formulas mágicas para limpar vidros e tirar manchas de roupas e aprendi até a cozinhar.
Minha querida mãe fez faculdade de química e apesar de nunca ter trabalhado na área levou a sua formação para o seu trabalho: dona de casa. E como não poderia ser diferente, ela levou a química para a cozinha da nossa casa.
Confesso que eu achava meio chato (eu, que ainda por cima sou das humanas) quando ela explicava ponto de ebulição com a água do macarrão, mas se não fossem essas e outras pequenas coisas eu ainda comeria miojo todo dia.
Um ano se passou e fui morar sozinho em São Paulo, havia chegado a hora de testar tudo o que aprendi com minha mãe. Sem amigos na capital fui conhecendo aos poucos colegas de faculdade, mas colegas não são amigos. Então eu tive a ideia de chamar alguns colegas para almoçar em casa, apostando que assim eles virariam amigos.
Ainda com muito medo da cozinha não quis arriscar e fiz um macarrão com molho bolonhesa. As pessoas gostaram, mas mesmo assim ainda não era suficiente para ter amigos.
Até que um belo dia o açougue perto de casa estava carregando uma faixa enorme que dizia: “Filé-mignon peça 16,90 o quilo”. Aquilo era realmente barato e eu sentia falta desse mimo de mãe, então na tive dúvidas e comprei uma peça inteira.
Nesta altura eu estava sozinho em casa com um quilo e meio de filé-mignon e não tinha ideia do que fazer com tanta carne.
Me lembrei dos colegas que tinham almoçado macarrão em casa e achei que devia tentar um outro almoço. Só que como eu iria ficar fritando bifes para sete ou nove pessoas? Então surgiu a ideia de fazer o estrogonofe era só usar duas panelas, uma para o arroz e a outra para o estrogonofe, tudo ficava pronto e quentinho junto e todos poderiam almoçar juntos.
Então foi o que eu fiz, deu muito certo, pois é difícil errar quando se usa filé-mignon e mais uma tonelada de temperos gostosos. E ainda por cima alguns colegas viraram grandes amigos e são até hoje!
Desde então, sempre que quero impressionar alguém eu faço estrogonofe e descobri que ele é a menina dos olhos da cozinha estudantil.

O estrogonofe:
800 gramas de filé-mignon em cubinhos (ou de alcatra, que é mais barata, nesse caso corte a carne em tirinhas).
1 cebola média picada
2 colheres de óleo de cozinha
1 dose de conhaque (ou algo para flambar)
2 colheres de ketuchup
2 colheres de mostarda
2 colheres de molho inglês
2 colheres de molho de pimenta
1 potinho de champinhom picado (ou não, picado rende mais)
1 tomate picado em cubinhos
2 caixinhas de creme de leite (ou uma garrafa de creme de leite fresco)
sal e pimenta a gosto.

Preparo:
Na maior panela que você tiver refogue a cebola picada no óleo em fogo médio, quando a cebola “ficar transparente”, aumente o fogo, adicione a carne tentando não deixar os cubinhos sobrepostos, evite colocar tudo junto para não baixar a temperatura da panela e ficar com muita água no fundo, frite a carne aos poucos (mas também não se preocupe muito, minha mãe sempre colocou toda a carne junto, sempre soltou um monte de água e o estrogonofe sempre ficou bom pra cacete). Quando não tiver mais água no fundo da panela e a carne estiver fritinha, flambe com o conhaque (você pode usar a imaginação para botar fogo no conhaque, se a panela estiver quente o suficiente, ele vai pegar fogo sozinho, se não vai precisar de ajuda. Você pode inclinar a panela até pegar fogo, você pode colocar fogo no conhaque antes de jogar ele na panela e a minha namorada já jogou um fósforo na panela para o conhaque pegar fogo!).
Depois de flambado abaixe o fogo e adicione o tomate o champinhom as colheres com os temperos e o creme de leite, se for o de caixinha deixe esquentar e sirva, mas se for o creme de leite fresco, fique mexendo na panela até ele engrossar.
1 - Alcatra em tirinhas; 2 - o que não se deve fazer, jogar toda a carne junta; 3- flambando ou como começar um incêndio; 4- o estrogonofe pronto.
Essa receita deve dar para umas quatro pessoas, mas você sabe melhor do que eu quanto seus amigos comem, sirva com arroz e batata frita ou palha.

Um comentário: