segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lasanha: o domingo e o forno (também conhecido como cozinhar sem cozinhar)

Domingo é o dia da preguiça e também do Faustão. Mas, paradoxalmente, apesar do domingo ser preguiçoso e indigesto é também o dia do almoço em família, é o dia de preparar uma bela refeição.
É gente, mas o domingo também tem suas manhas, seus macetes e malandragens, e a maior delas é o forno.
Do grande repertório de almoços de domingo, o único que me vêm a cabeça e não usa o forno é a feijoada. Todo o resto usa o forno e isso porque forno é cozinhar sem cozinhar, é o ato mais preguiçoso que temos na cozinha. Está certo que o preparo do que vai no forno toma um tempo, mas o preparo pode ser feito com calma e até com dias de antecedência.
E como todos já devem ter percebido a lasanha tem tudo haver com isso. Mas antes de entrar nos detalhes da lasanha vou precisar passar uma pequena receita, que eu chamo carinhosamente de molho branco preguiçoso.

Molho branco preguiçoso:
1 xícara de leite
1 colher de sobremesa de maisena
½ cebola picadinha
1 colher de manteiga
sal e noz moscada a gosto.
Preparo:
Misture a maisena com o leite gelado. Em uma panela refogue a cebola com a manteiga em jogo médio, depois abaixe o fogo e misture um pouco mais a maisena com o leite, jogue na panela e não pare de mexer até conseguir a consistência adequada.
PRONTO! Se quiser deixar o molho muito mais gostoso coloque um parmesão ou outro queijo.
Agora que você já sabem fazer um “molho branco” vamos a lasanha.

Lasanha:
1 receita de molho bolonhesa (postado nesse blog)
2 receitas de molho branco preguiçoso
1 bandeja de queijo
1 bandeja de presunto
1 pacote de massa fresca para lasanha.
2 pacote de parmesão ralado

Preparo:
Coloque um pouco de molho branco, depois uma camada de massa, depois o molho bolonhesa e queijo, depois mais uma camada de massa e depois molho branco, queijo e presunto. Assim por diante, a quantidade de molho, queijo e presunto que você colocar depende do quanto de recheio em relação a massa você quer. Siga seu coração e seu apetite sem medo que você vai conseguir fazer a exata lasanha que você queria. Então é só colocar um pacote de parmesão na lasanha e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por meia hora, mais ou menos.
O mais importante é se divertir durante a montagem da lasanha.
Só mais uma coisa, cuidado ao comer a lasanha, ela pode fazer você passar mal se comer demais!

2 comentários:

  1. eu faço um molho branco ainda mais preguiçoso, quando a lasanha está inteira montada eu simplesmente jogo um monte de leite por cima!

    ResponderExcluir
  2. que eu me lembre eu comi essa lasanha na sexta-feira. no domingo eu comi macarrão com linguiça calabresa.

    ResponderExcluir