sábado, 7 de agosto de 2010

O ponto crítico para a cozimântica

Como em todas as ciências pós-modernas, a cozimântica também enfrenta um ponto crítico, quase como se fosse um dos “chefões” dos video-games, a cozimântica enfrenta agora a sua própria dialética e só com a superação desse fato ela poderá evoluir e se desenvolver. E eu, como qualquer pensador pós-moderno, sinto essa dialética no âmago do meu ser.
Eu poderia até tentar ser mais claro, mas daí ia perder boa parte da minha credibilidade, então optei por ser confuso mesmo.

A crise dialética da cozimântica:
A teoria sobre a nova arte culinária, propõe por principio que qualquer ato puramente gastronômico é por si só esvaziado de sentido. Sendo assim, seguir a linha oliveriana séria cometer um erro leviano em relação a alimentação dos homo sapiens. Isto poderia levar a crer, que a saída deste impasse teórico séria a culinária, principalmente as correntes palmerinhianas e ana-maria-braguianas, porém a falta de embasamento teórico destas duas correntes são potencialmente perigosas, logo elas não são soluções para esse impasse.
Então assim surge a dialética da cozimântica, esta ciência (a cozimântica) flana por entre a gastronomia e a culinária. O que antes era algo apenas positivo e representava a solução procurada por anos pelos teóricos mais competentes do mundo, agora entra em crise pela absorção da culinária pela gastronomia. Sem ter estas duas linhas de pensamento para se contraporem, a cozimântica perde sua orientação e seu embasamento teórico.

Será esse o fim da cozimântica?
Alguns pessimistas afirmam que com essa nova ordem mundial a cozimântica esta fadada ao fracasso, e o seu termino é eminente, assim como o fim do mundo em 2012. Mas graças à recentes pesquisas sabemos que isso não é verdade. Justamente pelo seu caráter dialético, cozimântica é uma ciência autônoma e esta apta a desenvolver dentro de seu próprio campo a tensão, antes causada pela relação gastronomia versus culinária.

Conclusão:
Para sobreviver a cozimântica agora passará a ser uma ciência pós-moderna tensiva e para isso será necessário que dentro de espaço que lhe cabe criar e agir entre a culinária e a gastronomia.

AGUARDEM....

Nenhum comentário:

Postar um comentário